sábado, 10 de setembro de 2011

Francisco Souto Neto: EM MÍKONOS, GRÉCIA, PROCURANDO PETRUS

Jornal Água Verde Ano 14 – Fevereiro 2005 – Nº 282
Diretor-presidente: José Gil de Almeida.

Página 13:


Capa:



EM MÍKONOS, GRÉCIA, PROCURANDO PETRUS
Francisco Souto Neto



Ao desembarcar na ilha grega de Míkonos, uma das mais belas do Mar Egeu, eu tinha em mente um objetivo: encontrar Petrus (também grafado como Pétros), o mais famoso habitante daquele lugar e muito conhecido em todo o mundo.
É claro que me era também muito importante conhecer as atrações turísticas e culturais da ilha, cuja história remonta a 1207, época em que Míkonos esteve sob o domínio de Veneza. Só em 1615 o lugar floresceu como uma sociedade auto-suficiente.
Hoje a cidade é considerada uma das mais atraentes da Grécia, onde a vida noturna é mais movimentada do que a da capital Atenas, e ali muitos atores famosos de Hollywood construíram luxuosas casas de veraneio. Figuras da realeza não só europeia, como também intelectuais do mundo inteiro, escritores, artistas plásticos, e toda uma miríade do chamado jet set, fez de Míkonos uma das ilhas mais “badaladas” do planeta.
Ainda assim, apesar de tanta gente famosa, é Petrus, nascido ali mesmo, a figura mais importante da paradisíaca ilha.

Procurando Petrus

Após conhecer os lindos moinhos de vento da cidade, e de percorrer as suas ruelas estreitas e limpas, cheias de lojas finas que funcionam nas casas caiadas de imaculado branco, fomos, eu e meu companheiro de viagem Rubens Gonçalves, até ao porto – local onde, segundo informações, poderia estar passeando o famoso habitante. Tendo encontrado um barqueiro que falava inglês, perguntei-lhe se sabia onde poderíamos ver Petrus. Respondeu-me que àquela hora – já era noite – nós certamente o encontraríamos nas imediações dos restaurantes.
Saímos apressadamente, mas sem acreditar que veríamos Petrus. A bem da verdade, o que eu mais desejava era tirar uma fotografia da importante figura e, se ele me permitisse, passar a mão sobre a sua cabeça.

Encontrando Petrus

Foi quando ocorreu algo incrível. Andando pelas ruelas de Míkonos, tive a impressão de ver, num lapso de segundo, o Petrus que desaparecia na rua transversal. É difícil explicar, mas o corpo de Petrus, de andar cadenciado, já ultrapassava o limite do vértice daquela via transversa, e tudo o que pude avistar foi a sua parte traseira que ia sumindo na referida esquina. Porém não tive dúvidas de quem se tratava. Gritei ao Rubens Gonçalves, até me esquecendo momentaneamente do nome daquela criatura: “É ele! É ele! Corra, que precisamos alcançá-lo!”. Rubens Gonçalves corria atrás de mim, perguntando: “Quem? Quem você viu?!” – mas pela minha euforia percebeu de quem se travava: “O Petrus?”.
Sim, era ele mesmo, Petrus, o mais famoso pelicano do mundo. Na corrida, logo o alcançamos e vimos que, passeando entre as mesas da calçada, ele parou na porta de um restaurante. Um garçon atirou um peixe cru à ave que, com facilidade, o apanhou no ar com seu longo bico.  Rubens Gonçalves aproximou-se e acariciou-lhe as penas da cabeça. Eu a tudo filmava. Os turistas que jantavam levantaram-se das suas mesas, e flashes espocaram sobre Petrus e Rubens. Pedi a meu amigo que invertêssemos a situação e me filmasse enquanto eu acariciasse o topete da ave. Por um segundo, ao ver seu enorme bico, confesso que fiquei um pouco temeroso, mas avancei e afaguei o grande pássaro. Os turistas do restaurante, entusiasmados e rindo-se, continuaram filmando e fotografando a divertida cena.

A história de Petrus

Eu sabia, apesar do temor inicial, que aquele pelicano jamais me bicaria, pois ele foi especialmente treinado pelo governo grego para ser sociável e manso, e admitir o toque das mãos de crianças e adultos. Já houve três outros Petrus anteriores. O primeiro, em meados do século XX, ainda filhote, por ter quebrado a asa num acidente, e tratado por pessoas de Míkonos que, afinal, o domesticaram, acabou por provocar o interesse dos turistas. Quando foi envelhecendo, já muito famoso, as autoridades resolveram treinar um novo Petrus para tomar o lugar do primeiro, quando este morresse. E as gerações de humanos sucedem-se enquanto Petrus permanece como se fosse sempre o mesmo, como um imortal que, também por isso, vem tendo a sua fama ampliada através das décadas.
Deste modo, pode-se dizer que Petrus jamais morrerá e que estará para todo o sempre em Míkonos, encantando, num clima de absoluta magia, àqueles que, viajando pelas Ilhas Cíclades, tiveram a rara felicidade de encontrá-lo.

Petrus.

-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário