sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Francisco Souto Neto - DUBAI: OUSADIA, DESLUMBRE E DELÍRIO


Jornal Água Verde – Ano 18 – Dezembro 2008 – Nº 331
Diretor presidente: José Gil de Almeida

Página 13:


Capa:



DUBAI – OUSADIA, DESLUMBRE E DELÍRIO
Francisco Souto Neto


Emirados Árabes Unidos é o nome de um pequeno país debruçado sobre o Golfo Pérsico. Sete emirados formam a nação, cujo território, com apenas 83.600 km² (menor do que a área do Estado brasileiro de Santa Catarina) é um deserto semi-árido, abrandado por alguns oásis. Com uma produção de petróleo insignificante em proporção à dos seus ricos vizinhos, era um país inexpressivo em termos de turismo até muito recentemente.

Projetos ousados

Entretanto, em meados da década de 1980, o xeque (“sheik” em inglês) de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoun, concebeu um ambicioso plano para transformar aquela inexpressiva cidade na mais ousada do mundo, em termos de avanços tecnológicos e arquiteturais, de modo a tornar-se pólo de atração turística mundial. E em apenas vinte anos, concretizou projetos absolutamente surpreendentes. O primeiro deles, foi acrescentar área ao território, criando arquipélagos artificiais, como o Palm Islands, em forma de palmeira, para abrigar elegantes vivendas e enormes hotéis. Dois outros arquipélagos muito maiores estão em construção, bem como um quarto conjunto de ilhas com a forma do mapa-múndi, tão grandes que são avistadas do espaço sideral.
A avenida principal cingiu-se de edifícios futuristas que ultrapassam os 60 andares. Até há pouco tempo, o Hotel Burj Al-Arab era o símbolo de Dubai, erguido no mar, com 321 metros de altura, evocando a vela de um barco. Porém, desde 2005 está sendo construindo outro edifício, o Burj Dubai, que em 2009 será inaugurado como o prédio mais notável e mais alto do mundo.

O Burj Dubai

No site oficial do Burj Dubai, consta que no dia 19 de outubro de 2008 o prédio alcançava a altura de 730 metros. Para que se tenha uma idéia comparativa, basta dizer que o Pão de Açúcar tem 396 metros e o Corcovado 710. Portanto, mesmo ainda inacabado, o Burj Dubai já é mais alto do que o pico que ostenta o Cristo Redentor. Quando concluído, o prédio deverá ter 818 metros.
O desenho do Burj Dubai foi feito por Skidmore, Owings e Merrill, os mesmos arquitetos da Sears Towers (no momento o mais alto prédio dos Estados Unidos, em Chicago, com 108 andares e 442 metros de altura) e da futura Freedom Tower de Nova York. Quando concluído, o Burj Dubai será decorado pelo italiano Giorgio Armani, cujo hotel – o Hotel Armani – se instalará nos seus primeiros 37 andares. Do 45º andar ao 108º, haverá aproximadamente 700 apartamentos privados. Os pisos restantes do total provável de 180 andares serão, supõe-se, ocupados por escritórios.
Ao redor do andar térreo do Burj Dubai, constrói-se uma área vastíssima que englobará 30 mil residências, nove hotéis e dezenove torres residenciais com cerca de 40 andares cada.
O Edifício Burj Dubai mantém um site com notícias quase diárias do progresso da sua construção, desde que essa foi iniciada no ano de 2005, e que pode ser consultado em http://www.burjdubaiskyscraper.com/
O que impressiona nos Emirados Árabes Unidos é a pujança e o desejo de crescer e de se superar. Para criar-se um belíssimo e eficiente sistema metroviário (já em construção avançada) bastou ao xeque estalar um dedo. As composições do metrô de Dubai foram concebidas com linhas aerodinâmicas e suas estações lembram naves espaciais da ficção científica. Bem a propósito, não há nada no mundo que se assemelhe tanto aos desenhos das metrópoles imaginadas pelo criador de Flash Gordon, quanto a cidade de Dubai. Em termos de vontade política, essa cidade deveria servir de exemplo aos políticos brasileiros, tão habituados a prometer em tempo de eleições a realização de “grandes” obras (na verdade bem modestas, em relação ao que se vê realizado no mundo) e nada cumprir.
Agora anuncia-se em Dubai a construção de um prédio que superará o Burj Dubai. Será o “Tall Tower Aka Al-Burj”, que terá mais de um quilômetro de altura, mais de 200 andares e será inaugurado em 2020. Dubai é ousadia, é deslumbre, é um delírio arquitetônico.  

Legendas originais: Foto 1 – O arquipélago artificial Palm Islands. Foto 2 – Burj Dubai, ainda em construção, mas já o mais alto edifício do mundo. Foto 3 – Aka Al-Burj, próximo projeto de Dubai: mais de 200 andares, mais de um quilômetro de altura.

-o-

OBSERVAÇÃO ACRESCENTADA EM 14.10.2011:

Ao ser inaugurado em 4 de janeiro de 2010, com 828 metros de altura, o nome do prédio foi alterado para Burj Khalifa.

Burj Khalifa, em 2011
o edifício mais alto do mundo.

-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário